2016/06/26
Suécia inaugura primeira via rápida eléctrica
Enquanto se espera pela chegada de baterias revolucionárias para os veículos eléctricos, na Suécia a aposta vai no sentido de contornar o problema usando uma solução já utilizada para os comboios: instalando cabos eléctricos suspensos sobre a estrada.
Na Suécia foi estreado a primeira via rápida eléctrica, que embora apenas tenha os cabos eléctricos num troço de 2km, servirá para demonstrar a viabilidade do sistema em circunstâncias de uso reais. Este sistema foi concebido para ser usado por veículos pesados, que para além dos motores convencionais têm motores eléctricos, e que assim dispensam a necessidade de ter volumosas baterias ou sistemas de fuel cell capazes de garantir as autonomias que necessitam.
Na prática é o equivalente a criar "comboios" que podem circular na estrada; sendo uma solução que não será novidade para os mais velhos - aqueles que ainda se recordarem dos tempos em que nas nossas estradas circulavam os "trolleys". Felizmente, como aqui se trata de uma tecnologia para ser aplicada em vias rápidas e auto-estradas, isso não implica que as nossas cidades voltem a ter um emaranhado de cabos eléctricos sobre as suas ruas.
Comparando-se com outras propostas "futuristas", como a de estradas eléctricas que carregam os veículos por indução, parece-me que esta proposta é muito mais realista, usando tecnologia que já é conhecida da indústria ferroviária, e que permitiria expandir uma rede de transporte de mercadorias e pessoas dos limites das linhas férreas para os limites das auto-estradas e vias-rápidas.
Vamos lá ver se o sistema ganha adeptos... ou se será mais um plano piloto que se ficará pela fase das experiências.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Em Coimbra ainda existem troleicarros.
ResponderEliminarComo é que estes camiões fazem ultrapassagens?
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
Eliminarcirula um atras do outro, todos a mesma velocidade.
EliminarE em modo AutoPilot...
Eliminarque para além dos motores convencionais têm motores eléctricos
Eliminarque para além dos motores convencionais têm motores eléctricos
Eliminar