2016/06/18

"The true size of" mostra o tamanho real dos países no mapa


O "The true size of" é um site que facilita a comparação visual do tamanho real dos países num mapa planificado.

A maioria das pessoas terá uma boa ideia do mapa do nosso planeta. O problema é que passar uma superfície para uma mapa planificado obriga a fazer alguns malabarismos, e no caso do mapa-mundi que tão bem conhecemos é utilizada a projecção de Mercator - uma projecção cilíndrica que distorce consideravelmente os países à medida que se vão afastando do equador.


Isto pode causar situações curiosas... Por exemplo, olhando-se para o mapa podemos ficar com a ideia de que o Gabão é mais pequeno que a Bielorússia - mas com a ajuda do The True Size of podemos arrastar um país para perto do outro, e com a perspectiva corrigida torna-se imediatamente visível que, na verdade, o Gabão é maior (com 103 mil km2 vs 80 mil km2).


A questão das projecções aplicadas aos mapas, para transpor a superfície esférica do nosso planeta para um mapa planificado é algo que recorrentemente vai levantando alguma polémica, e há propostas mais recentes - como a projecção Gall-Peters - que são apontadas como sendo bastante mais correctas e que evitariam as deturpações causadas pela projecção de Mercator.

Um dos casos mais frequentemente apontados para demonstrar essa distorção extrema é a Gronelândia, que muitas pessoas poderão erradamente pensar que tem um tamanho idêntico ao de África, mas que na realidade tem uma área inferior à da Rep. Dem. do Congo.



Se calhar, não seria mal pensado considerar adoptar o "Peter" como mapa oficial para evitar estas percepções erradas.

[mapa com projecção de Mercator]

[mapa com projecção Gall-Peters]


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)