2016/06/27

Virtual Eye da DARPA deixa ver cenas VR em tempo real


Gostariam de poder passear livremente dentro de um vídeo, para poderem espreitar as coisas de outras perspectivas? É isso mesmo que faz o projecto Virtual Eye da DARPA, usando apenas duas câmaras.

Ultimamente é comum usar-se a designação de vídeo VR para vídeos panorâmicos a 360º, mas essa designação não será a mais correcta. É que embora se tenha a liberdade de poder olhar em qualquer direcção, não temos a possibilidade de nos movimentar dentro do vídeo, como deveria ser possível num vídeo verdadeiramente VR. É essa falha que este Virtual Eye da DARPA resolve, criando uma cena 3D em tempo real a partir de duas câmaras, e permitindo navegar dentro da cena, como se se estivesse lá.

Como neste sistema são usadas apenas duas câmaras, continuam a existir partes da imagem que poderão não ser visíveis de certos ângulos, mas ainda assim temos uma gama de visão muito mais vasta que uma gravação de uma única câmara, e que dará maior liberdade de interpretação e análise do que tentar ver duas imagens de diferentes perspectivas em separado - para além da informação 3D poder ser usada para "apagar" coisas que estejam a determinada distância para permitir ver o que está "atrás" (sempre dependente de uma das câmaras as conseguir ver, claro.)

Por agora é tecnologia demasiado especializada para utilização doméstica, mas é fácil antever que será apenas uma questão de tempo até que sistemas assim se tornem nas verdadeiras "câmaras VR" para o futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)