2016/06/30

WiFi 802.11ac fica ainda mais rápido com 2ª geração de equipamentos


O WiFi 802.11ac desde o início que tem prometido velocidades gigabit, mas agora está prestes a realmente cumprir com essa promessa, com a chegada da segunda geração de equipamentos, com substancial aumento de velocidade.


O WiFi é algo que já todos tomam por garantido, sendo indispensável para a utilização que damos aos nossos dispositivos móveis. Mas, por muito útil que seja, por vezes ainda há situações em que nos relembra que as suas velocidades ainda deixam a desejar, e é isso mesmo que a "wave 2" dos equipamentos 802.11ac vem resolver.

Nos dispositivos 802.11ac actuais (wave 1) temos disponíveis canais de 80MHz que permitem 422Mbps, e que nos router MU-MIMO podem dar uso a tal largura de banda para um máximo de três utilizadores, num total agregado de 1.3Gbps. Com o wave 2, os canais aumentam para 160MHz, permitindo uma largura de banda de 866Mbps por canal, e passando a suportar quatro streams em vez de três, para um total de 3.4Gbps (que certamente veremos referido com fartura pelo marketing dos fabricantes de routers WiFi nos próximos tempos). Valor que no futuro deverá duplicar para os 6.8Gbps, pois a norma suporta um máximo de 8 streams simultâneos, embora por agora refira apenas 4, como forma de manter os consumos de energia em valores mais comedidos.

Tantos avanços... e eu já me dava por feliz se o meu iPhone tivesse a inteligência de simplesmente usar a rede WiFi com sinal mais forte, em vez de se manter ligado ao hotspot mais distante, com o sinal em níveis mínimos, mesmo quando estou ao lado de outro router com o sinal no máximo. :P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)