2016/06/04

Wooting é um teclado com teclas analógicas sensíveis à pressão

Quer usem teclas mecânicas ou de membrana, os teclados têm permanecido praticamente inalterados há décadas. O Wooting é um teclado que vem revolucionar este periférico, aplicando-lhe teclas analógicas sensíveis à pressão.

Independentemente do estilo de teclado que usam e do curso de cada tecla ao ser carregada, cada tecla tem apenas dois estados: ou indica estar a ser pressionada, ou não. O ponto em que esse estado muda varia consoante o tipo de tecla utilizada, podendo ter diferentes curvas de resistência (e se faz o tradicional barulho de "clique" ou não).

Mas este teclado analógico Wooting recorre a teclas diferentes, fabricadas pela Flaretech, que são capazes de detectar com precisão todo percurso da tecla, podendo indicar exactamente em que ponto cada tecla está.


Na prática isto transforma o Wooting num controlador onde temos mais de uma centena de botões analógicos capazes de detectar a pressão aplicada nas teclas, abrindo imensas potencialidades, não só para jogos como para muitas outras aplicações.

Uma das que se torna imediatamente aparente seria para app de música, transformando o teclado num verdadeiro instrumento musical capaz de detectar a força com que se carregava nas teclas; mas, também se pode imaginar isto aplicado a coisas tão simples como um media player, onde carregar mais numa tecla poderia fazer aumentar progressivamente a velocidade do fast-forward, em função da pressão aplicada.

Se estiverem interessados, é investimento para 139 euros, com promessa de entrega para Novembro (felizmente tem custo de envio gratuito para Portugal, e taxas alfandegárias já tratadas.)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)