2016/07/01

A intransigência do modo de poupança de bateria no Android


De vez em quando há coisa que nos vão chateando ligeiramente o juízo mas que vamos suportando, até ao ponto de saturação em que demos que desabafar por algum lado. Hoje é o dia em que isso acontece para o obtuso modo de poupança de bateria no Android.

O Android tem feito excelente progresso a nível de eficiência energética, com o "Doze" do Android 6.0 a ter resultado numa redução substancial do consumo sempre que deixamos o smartphone pousado em qualquer lado. Para além disso, temos também o modo "Battery Saver" que pode colocar o smartphone em modo de poupança de energia, e que ser activado automaticamente quando o nível de bateria chega aos 15 ou 5%.

Este modo Battery Save pode também ser activado manualmente a qualquer momento, e no caso de se prever um "dia longo" pela frente, nada nos impede de activá-lo imediatamente assim que o desligarmos do carregador, para garantir que o nosso smartphone se aguentará pelo maior tempo possível. O problema surge quando o queremos activar manualmente... durante o carregamento.

Alguém na equipa do Android terá achado - erradamente! - que não faz sentido ter o modo de poupança de bateria ligado enquanto se está a carregar o smartphone; o que é obtuso por dois motivos: o primeiro, porque está a assumir que a sua decisão se pode sobrepor à vontade do utilizador; o segundo, porque podemos estar perante um caso em que a poupança de alguns minutos no tempo de carregamento poderia ser de importância crítica para o utilizador. Com o smartphone a consumir menos, o tempo de carregamento pode ser reduzido - uma táctica a que muitas vezes se recorre colocando o smartphone em modo "airplane", embora aí se tenha o inconveniente adicional de ficar incontactável e sem comunicações.


Este é um caso em que o Android poderia muito bem copiar o comportamento do iOS, que por acaso também se sobrepõe à vontade do utilizador, mas de forma mais inteligente e menos intrusiva. Quando temos um iPhone em modo de poupança de bateria e o ligamos a um carregador, o modo mantém-se activado até que se atinja os 80%, o que sempre possibilita o carregamento mais rápido até se atingido um nível confortável (ainda assim, seria preferível que o utilizador tivesse a opção de que a sua decisão fosse soberana - e antes que surjam as acusações, também não há falta de coisas "intransigentes" no iOS que se têm que suportar diariamente e que mereceriam artigo idêntico, não se preocupem. ;P)


Vamos lá ver se na versão final do Android Nougat o Android nos deixará recarregar um smartphone com o modo de Battery Saver activo, ou se isso permanecerá uma opção na qual o Android ignora a vontade do utilizador.

8 comentários:

  1. Sinceramente, tendo em conta que o tlm carrega em 1h não estou a ver que utilidade pode ter ativar o modo de poupança de bateria para carregar mais rápido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem todos os smartphones têm "quick charge"; ou talvez um dia só se tenha disponível uma porta USB de 500mAh para carregar; ou talvez um dia em vez de 1h só tenhas 15 minutos para o carregar e toda a percentagem extra que conseguires seja de importância crítica; ou...
      :)

      Eliminar
  2. Boas, no meu S6 Edge consigo escolher o modo de ultra economia de energia e colocar a carregar o telemóvel. Ora ligado a um carregador de 500mA demora cerca de 1h até à carga total (indicação do telemóvel).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora; agora imagina que ao ligares o cabo, ele desactivava automaticamente esse modo... :)

      Eliminar
    2. Teste feito agora, liguei o cabo estando o telemóvel em modo ultra economia e continuou nesse modo ;) Amanhã vou ver quanto tempo demora a carregar usando o carregador de 500mA... :) em estado normal

      Eliminar
    3. Ora então com 17% de bateria, sem wifi e rede de dados ligado, com o mesmo carregador de ontem (500mA) o telemóvel dá a indicação de 2:30h para carga total.
      :D

      Eliminar
    4. De nada sempre às ordens, é um exemplo, vale o que vale, neste caso para mim vale bem. Se precisares de usar como caso prático estás à vontade. Um abraço e já agora eu é que agradeço pelo "abertoatedemadrugada" destino obrigatório todas as manhãs ;)

      Eliminar