2016/07/29

App do Street View ganha vista de satélite e opção para contratar fotógrafos


O Google Street View é uma excelente forma de vermos praticamente qualquer ponto do mundo como se lá se estivesse, e a mais recente actualização deixa-nos ver o mundo de forma mais realista e abre as portas à possibilidade de serem contratados para tirar fotografias.

A app do Google Street View deixava-nos explorar o mapa na sua vista normal de "mapa", mas isso nem sempre é suficiente para nos deixar identificar elementos no terreno, particularmente em áreas remotas sem estradas ou pontos de referência por perto. Com esta actualização, a app do Street View passa a deixar seleccionar uma vista de satélite, tal como já se tem no Google Maps - mas que, absurdamente, fica escondida atrás de uma opção nos settings em vez de estar facilmente acessível logo a partir do ecrã principal (esperemos que na próxima actualização isso seja rectificado).

Também há pequenas alterações a nível dos icons utilizados. Por exemplo o botão de "+" passa a ter o icon de uma câmara, bastante mais explícito de que se pretende adicionar uma foto ao serviço; e nas pesquisas, a localidade passa a ser apresentada numa segunda linha em texto de dimensões mais reduzidas, de forma a não baralhar visualmente os resultados principais. Mas, mais importante, será a chegada de uma nova opção que permite a contratação de fotógrafos.

A Google ainda não deu qualquer informação sobre como isto funcionará, mas algumas referências no código da app fazem acreditar que contribuidores regulares e com boas votações passem a ser considerados fotógrafos "credenciados", que poderão activar esta opção para potencialmente serem contratados por empresas ou outros utilizadores para irem tirar fotografias de estabelecimentos ou outros locais de interesse. Para tal, parece que será necessário já ter publicado 50 fotos panorâmicas a 360º que tenham sido aprovadas pela Google... pelo que, é melhor irem já começando a trabalhar nisso.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)