2016/07/01

Cartões Eye-Fi vão deixar de funcionar a partir de Setembro de 2016


Alguns dos cartões mais antigos da Eye-Fi vão deixar de ser suportados e deixarão de poder ser utilizados a partir de Setembro deste ano.

Os cartões de memória com WiFi da Eye-Fi são bastante populares entre os fotógrafos, facilitando o processo de transferência entre a câmara e um computador (ou internet) sem necessidade de andar com cabos. Infelizmente essa mesma dependência da internet faz também com que fiquem sujeitos a situações com esta, em que a Eye-Fi anunciou o fim do suporte de vários modelos, o que impedirá que funcionem a partir de Setembro deste ano.

Este corte afecta todos os cartões anteriores à série X2, o Geo X2, Connect X2, Explore X2, Mobile X2, Pro X2, Visioneer X2, Sandisk X2; assim como o Eye-Fi Center para Windows, Mac, e web, e a app Eye-Fi para iOS e Android. Basicamente, todos os produtos anteriores a 2013 passam a funcionar como cartões de memória normais sem capacidade de transferência WiFi, o que atendendo à sua curta capacidade (relativamente aos cartões actuais), significa que perdem todo o interesse.

Pior ainda é a mensagem que a EyeFi transmite aos utilizadores, pois parece-me muito pouco provável que quem ainda se sentisse plenamente satisfeito com o funcionamento do seu "velho" cartão Eye-Fi vá compreender esta atitude (a empresa desculpa-se dizendo que estes cartões antigos não têm as funcionalidades desejadas de segurança para garantir ligações seguras) - o que, acompanhado pelo facto da maioria das câmaras também já vir com WiFi, prenuncia maus tempos para a Eye-Fi nos próximos tempos.

Actualização: afinal a Eye-Fi reconsiderou e vai disponibilizar um programa que permite continuar a transferir imagens do cartão para um computador via WiFi.

6 comentários:

  1. fica aqui mais ou menos uma alternativa... http://www.toshiba-memory.com/cms/en/products/wireless-sd-cards/FlashAir/product_detail.jsp?productid=737

    ResponderEliminar
  2. Este hack nāo funcionaria como alternativa?

    http://zedomax.com/blog/2009/03/17/eye-fi-hack-how-to-hack-eye-fi-wireless-sd-card/

    ResponderEliminar
  3. Também interessante:
    TRANSCEND WIFI SD CARD IS A TINY LINUX SERVER
    http://hackaday.com/2016/06/30/transcend-wifi-sd-card-is-a-tiny-linux-server/

    ResponderEliminar
  4. Nenhum destes cartões possuem a funcionalidade de envio direto para a internet e carregamento em sites como o Flickr.

    ResponderEliminar
  5. como fazer ? para usar o cartao e jogar as fotos somente no pc ?

    ResponderEliminar
  6. Ninguém arrumou alguma maneira de usar o wi-fi dos cartões?

    ResponderEliminar