O popular rádiotelescópio de Arecibo perde o seu estatuto de maior do mundo com a conclusão do FAST chinês, um rádiotelescópio com um diâmetro de 500 metros.
O FAST (Five hundred meter Aperture Spherical Telescope) é o maior rádiotelescópio com uma única antena, superando em muito os 300 metros da antena do rádiotelescópio de Arecibo em Porto Rico. Também aqui a construção aproveitou a geografia do terreno para facilitar o processo de construção - que mesmo assim constituiu uma tarefa monumental, tendo demorado cerca de 5 anos a ser concluído.
Com uma sensibilidade que será dez vezes superior ao de Arecibo, este rádiotelescópio tem também a vantagem adicional de poder modificar a sua curvatura, podendo assim apontar para diferentes pontos no firmamento (±40° do zénite). Como curiosidade adicional, a sua sensibilidade fez também com que fosse necessário afastar 9000 pessoas que moravam nas imediações para um condado vizinho, de forma a prevenir interferências com a sua recepção (as famílias receberão uma indemnização equivalente a um ano de salário na região - que se fica por um valor de $1500.)
Agora é só esperar pelos primeiros resultados do que este FAST conseguirá escutar do nosso Universo.
What makes world's largest ever radio telescope FAST in SW #China's Guizhou so extraordinary? #XinhuaTVhttps://t.co/fLK9CrBlZC— China Xinhua News (@XHNews) July 2, 2016
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)