2016/07/26

Como reservar o Windows 10 gratuito mesmo que não se queira usá-lo


O período de actualização gratuita do Windows 7 e Windows 8 para o Windows 10 termina a 29 de Julho, e para os indecisos que ainda não estiverem dispostos a tomar já uma decisão definitiva, há a possibilidade de continuarem a adiar a decisão "reservando" o direito de actualizar para o Windows 10 no futuro, gratuitamente.

As boas notícias é que no Windows 10 a instalação fica associada ao vosso computador, pelo que depois do mesmo ter sido autorizado para ter Windows 10 poderão, em qualquer ponto no futuro, voltar a reinstalá-lo sem necessidade de reintroduzir chaves ou fazer novo processo de actualização (em tempos chegou a ser necessário reinstalar um Windows antigo, para depois fazer o processo de actualização!) As más notícias é que não há forma de "reservar" o Windows 10 sem efectivamente o instalarem pelo menos uma vez...

O objectivo é simples, ter o Windows 10 a correr no vosso computador, e a indicar que o Windows 10 está activado e que está tudo em ordem. Para isso, podemos recorrer a três métodos, sendo de esperar que um deles seja ao vosso gosto.



1. Backup, upgrade, restauro


É a técnica que já temos recomendado. Fazem um backup completo do vosso computador (e verificar a sua integridade), seguem o processo de actualização (aquele que a MS insistentemente tem feito questão de nos relembrar), confirmam que o Windows 10 ficou activado, e de seguida fazem o restauro do backup.

Não há falta de programas de backup gratuitos que podem utilizar:



2. Actualização para o Windows 10 e regresso à versão anterior


Para os que não querem ter trabalho e confiam totalmente na Microsoft, o Windows 10 disponibiliza uma opção de regressar à versão do Windows que tinham instalada durante os primeiros 30 dias de utilização. Para isso, depois de verificarem que o Windows 10 ficou activado correctamente, dirijam-se a "Update & Security > Recovery" e escolham a opção "Go back to..." para voltarem ao sistema anterior. Se tudo correr bem, estará tudo na mesma.

... Como nestas coisas nunca é bom confiar cegamente seja no que for, será recomendável fazerem um backup completo, pelo que o trabalho acaba por ser o mesmo que a opção 1 acima mencionada.


3. Instalação de raiz do Windows 10 num disco alternativo


Outra opção que poderá ser do agrado de quem tenha um disco extra disponível, passa por fazer uma instalação do Windows 10 de raiz num disco alternativo (desligando o vosso disco). Para isso precisarão descarregar a imagem do Windows 10 oficial, criar uma pen de arranque e instalação, e de seguida instalar o Windows 10 de raiz no novo disco.

Este método tem como vantagem o facto do vosso disco principal permanecer intocado e ficarem com um Windows 10 "limpo" das coisas acumuladas ao longo dos anos no vosso Windows; mas de igual forma isso também pode ser um ponto negativo, pois terão que reinstalar tudo o que precisarem. Para além do mais, desta forma precisarão de ter a chave de instalação do vosso Windows original, que será pedida durante o processo.

No final, bastará voltar a trocar este disco pelo original para regressarem ao vosso Windows - e terão um disco com o Windows 10 pronto a utilizar (ou poderão voltar a reinstalá-lo no futuro, já sem necessidade da chave de instalação).

8 comentários:

  1. Eu queria deixar um comentário em relação ao ponto 3. Dependendo da licença original do Windows 7 ou 8.x que tenham (licença retail ou OEM sem estar ligada à BIOS/UEFI), a instalação direta do Windows 10 pode não funcionar.

    Nessas situações tem de se instalar o Windows 7 ou 8.x num disco alternativo e depois fazer o upgrade para o Windows 10. É também boa ideia ficar com uma cópia da chave do Windows 10 que foi atribuída, usando um utilitário como o ShowKeyPlus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,

      permite corrigir, isso era assim nas primeiras releases do 10, faz algum tempo que já é possível instalar de raiz o 10 e depois activar com a key do 7 ou do 8

      Eliminar
  2. Eu queria rreserar a próxima versão de linux que dizem que ainda está gratuita, mas não encontro onde se pode fazer esta reserva, será por estar a usar o windows 9?

    ResponderEliminar
  3. Eu queria rreserar a próxima versão de linux que dizem que ainda está gratuita, mas não encontro onde se pode fazer esta reserva, será por estar a usar o windows 9?

    ResponderEliminar
  4. E que tal utilizar o wintousb para instalar o ISO oficial do windows 10 num disco externo ou pen USB, e utilizar a mesma chave do windows actual?
    Não é preciso desativar o disco interno (não é "montado" quando se inicia a partir da pen USB) e ficam com o windows 10b activado numa pen.
    Penso que a chave válida ficará guardada noite servidores da Microsoft.

    ResponderEliminar
  5. E que tal utilizar o wintousb para instalar o ISO oficial do windows 10 num disco externo ou pen USB, e utilizar a mesma chave do windows actual?
    Não é preciso desativar o disco interno (não é "montado" quando se inicia a partir da pen USB) e ficam com o windows 10b activado numa pen.
    Penso que a chave válida ficará guardada noite servidores da Microsoft.

    ResponderEliminar
  6. Clonezilla para um disco externo e depois da atualização, simplesmente repõe-se a imagem de backup.

    ResponderEliminar