2016/07/06

Kiosks multimédia da Google vão monitorizar tráfego e qualidade do ar das cidades


Numa altura em que muito se fala de cidades inteligentes a Sidewalk Labs da Google tem uma proposta interessante, em que os seus kiosks multimédia não só servem como hotspots WiFi como também funcionam como uma rede de monitorização de tudo o que se passa numa cidade, incluindo controlo de tráfego, análise da qualidade do ar... e até detecção de objectos suspeitos.

Ter uma rede de hotspots públicos a distribuir WiFi por uma cidade já seria uma excelente medida, mas no caso dos kiosks multimédia da Sidewalk Labs, pertencente à Alphabet (Google), a ideia é utilizá-los para muito mais coisas - algumas das quais também estão a gerar algumas preocupações quanto às questões de privacidade.

Estes kiosks estão equipados com um conjunto de sensores e câmaras que lhes dão a capacidade de serem usados para monitorizar inúmeros parâmetros; que incluem não só coisas como temperatura, humidade e qualidade do ar, como também ruído e estado do trânsito - incluindo trânsito pedonal, recolhido através da detecção dos smartphones que vão passando por perto. São dados que a Sidewalks Labs garante que são completamente anónimos, e que permitiriam a uma cidade ter dados valiosos sobre as movimentações feitas nas suas artérias. A Sidewalk Labs refere que até seria possível detectar objectos abandonados suspeitos, usando as câmaras existentes nestes kiosks, apelando assim também à questão da segurança.

No momento de pagar a conta, também há boas notícias para as cidades, uma vez que lhes é dada a possibilidade de aderirem à modalidade em que estes kiosks são utilizados como painéis publicitários; o que não só evitaria o custo inicial de aquisição, mas viria a tornar-se numa fonte de receita que pagaria o custo de instalação e funcionamento em pouco tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)