2016/07/12

Land Rover já trabalha em condução autónoma todo-o-terreno


O desenvolvimento dos automóveis autónomos tem-se centrado na circulação em vias bem sinalizadas, mas a Land Rover já está a trabalhar no sentido de desenvolver tecnologia que permita a estes sistemas tirar partido das capacidades todo-o-terreno dos seus veículos.

A condução em todo o tipo de terrenos é algo que bem mais complicado que circular numa estrada asfaltada, mas a Land Rover não deixa que isso a impeça de imaginar um futuro onde os seus automóveis poderão seguir autonomamente por estradas de todos os tipos.

A marca vai até mais longe, ao ponto de conceber a possibilidade de um comboio de veículos comunicar entre si, de forma a que o veículo que segue à frente possa alertar os outros veículos sobre o tipo de obstáculos que transpôs - e também sinalizar se será melhor optarem por outra abordagem, no caso de ficar atolado.

Como noutros projectos que já nos mostrou, também este é um projecto sem qualquer prazo anunciado para se tornar realidade. De qualquer é sempre bom saber que há quem esteja a trabalhar em automóveis autónomos que não irão deixar de funcionar assim que terminar o pavimento (e considerando o estado de muitas das nossas estradas, acho que por cá será obrigatório que um carro autónomo tenha capacidade de navegação todo-o-terreno! :)

2 comentários:

  1. É engraçado, mas normalmente quem faz este tipo de percursos não é pelo prazer da condução?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas também se pode imaginar situações de veículos que possam fazer a ligações a locais mais remotos em situações "profissionais" (entrega de comida, correio, etc.)

      Eliminar