2016/07/31

Mercedes remove spot publicitário do Classe E por induzir erradamente que é capaz de conduzir sozinho


Já estamos (infelizmente) habituados a publicidade enganosa, mas nos EUA a Mercedes foi obrigada a remover um spot publicitário do seu modelo Classe E para 2017, por mostrar capacidades de condução autónoma que na realidade não dispõe.

A Mercedes há muito que conta com tecnologias de assistência à condução, mas a sua equipa de marketing terá ido longe demais na tentativa de competir com o modo de piloto automático da Tesla, mostrando o seu protótipo (que conduz sozinho) e depois dizendo que essa tecnologia já estaria disponível novo Classe E, mostrando um condutor a tirar as mãos do volante enquanto o carro se conduz sozinho.

O problema é que o Classe E não consegue (ainda) fazer isso, obrigando o condutor a manter as mãos no volante, e diversas entidades rapidamente chamaram a atenção para este facto - não sendo o pequeno texto em letras pequenas exibido na parte inferior do vídeo (e que alertam para que o carro não conduz sozinho) que ilibam o vídeo de tentar fazer passar uma imagem errada das suas capacidades, tendo a Mercedes optado por suspender este vídeo publicitário.

Bem... como se costuma dizer, toda a publicidade é boa publicidade, e se calhar o facto de terem removido este spot publicitário até fará com que seja visto por mais pessoas.

1 comentário: