2016/07/07

Mozilla Context Graph vai recomendar que sites poderás querer visitar


A maior parte das pessoas usa a internet para visitar sites específicos ou procurar por algo, mas a Mozilla quer voltar a tornar a internet interessante para quem não sabe muito bem o que procura, com o seu Context Graph.

Se já se viram na situação de não saber que site visitar a seguir, esta ideia da Mozilla vai agradar-vos. O Context Graph pretende analisar o percurso de sites que os utilizadores visitam, de forma a criar um mapa multidimensional que permita recomendar que sites relacionados poderão gostar de visitar.

Por exemplo, há milhares de páginas que podem apontar para um vídeo no YouTube, mas quem chegar a esse vídeo no YouTube não tem nenhuma forma simples de poder chegar às páginas mais populares que levaram visitantes para ali. Com base nesse histórico e padrão de visitar, o Context Graph poderia redireccionar um utilizador para uma página que lhe ofereceria conteúdos relevantes e interessantes.

A ideia é interessante, invertendo a noção de que temos que visitar sempre páginas específicas ou pelas quais pesquisamos, mas é mais que certo que também terá que enfrentar as questões de privacidade - pois será fácil imaginar que muitos utilizadores não queiram que os seus hábitos de navegação estejam a ser analisados e usados para criar estas recomendações (mesmo que prometam que isso será feito de forma anónima).


... Embora, na prática, isso seja algo que já é feito por via dos tracking cookies que as redes de publicidade utilizam.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)