2016/07/13

Samsung Gear 360 já funciona com smartphones de outras marcas (graças ao XDA)


A câmara panorâmica Gear 360 da Samsung é um dispositivo bastante interessante, não fosse o facto da Samsung limitar logo à partida a sua utilização a um número ultra-reduzido de smartphones. Mas, isso não impediu um developer de fazer aquilo que a Samsung deveria ter feito, abrindo a sua utilização a qualquer outro smartphone Android.

Oficialmente, a câmara Samsung Gear 360 funciona apenas com Galaxy S6, S6 edge, S6 edge+, Note 5, S7, e S7 edge. É um número extremamente reduzido de modelos, que deixa de fora não só todos os smartphones de outros fabricantes, como muitas dezenas (centenas?) de modelos da própria Samsung.

Mas o developer Bin4ry do XDA decidiu meter mãos à obra e criou uma versão modificada da app Samsung Gear 360 Manager que permite utilizar a câmara em praticamente qualquer smartphone Android (que tenha Android 5.0 ou mais recente.) Esta versão pode ser atractiva até para quem tem um Galaxy S6 ou Note 5, uma vez que a app oficial limita a gravação de vídeo em Ultra HD 4K apenas para quem tiver um Galaxy S7. Com a versão modificada, qualquer um pode ter acesso ao vídeo em 4K - embora também fique o alerta de que o processamento do vídeo pode demorar bastante tempo se o estiverem a fazer num smartphone com hardware mais modesto (nesse caso será recomendável ficarem-se por uma resolução mais reduzida).

Claro que podem esperar alguns bugs e comportamentos estranhos... pelo que não será recomendável comprarem um Gear 360 com base nesta app não oficial. Resta saber qual irá ser a reacção da Samsung: se vai tentar impedir a continuação deste projecto... ou se se rende às evidências e opta por permitir que a sua câmara panorâmica a 360º possa ser utilizada com qualquer dispositivo Android - como deveria ter feito logo desde o início.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)