2016/07/26

Solar Impulse completa viagem à volta do mundo usando apenas energia solar


Depois de mais de um ano e com alguns imprevistos pelo meio, o Solar Impulse conclui finalmente a sua viagem de volta ao mundo voando apenas à custa de energia solar.

Quando o Solar Impulse deu início à sua viagem em Março de 2015, seriam ainda muitos os que duvidavam de que o mesmo seria capaz de completar a volta ao mundo sem gastar uma gota de combustível, usando apenas o Sol como fonte de energia.

Felizmente, a maior parte dos percursos decorreram sem incidentes, sendo que o maior entrave aconteceu na travessia do Pacífico, onde as baterias ficaram danificadas e obrigaram a uma demorada operação de manutenção-


São problemas que em nada mancham o objectivo cumprido, com o regresso do Solar Impulse a Abu Dhabi, local de partida desta volta ao mundo, e que servirão de ensinamento para que o próximo avião solar seja ainda melhor.

Talvez um futuro em que também os aviões de transporte de mercadorias e pessoas possam voar usando apenas energias renováveis possa estar mais perto do que se pensa (e a aposta nos drones solares capazes de se manterem no ar por tempo ilimitado apenas servirá para acelerar o desenvolvimento dessa tecnologia).


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)