2016/07/08

Usa a app do Street View para captar fotos a 360º num Android ou iPhone


Muitos smartphones já permitem captar vídeo Ultra HD 4K, mas há situações onde o que interessa é captar uma foto que nos permita ficar "dentro" da cena. Felizmente, captar imagens panorâmicas a 360º é algo extremamente simples e que está ao alcance de qualquer pessoa com um smartphone.

Alguns smartphones já vêm com apps de câmara que incluem um modo panorâmico a 360º, mas se não for o caso, bastará recorrer à app do Street View para Android ou o Street View para iOS. A maioria das pessoas poderia pensar que esta app é apenas usada para ver imagens do Street View, mas a sua maior vantagem é a de que também nos permite criar - e partilhar - as nossas imagens a 360º


A app até permite a ligação a câmaras panorâmicas 360º externas via WiFi, mas será seguro assumir que a maioria das pessoas irá fazer a captação das imagens usando o seu smartphone. O processo consiste em manterem-se no mesmo local, e irem apontando a câmara do smartphone em vosso redor, para os pontos que vão aparecendo na esfera virtual no ecrã, de modo a ir preenchendo todos os espaços vazios com as imagens.

No final a Google irá aplicar a sua magia para tentar combinar todas as fotos numa única imagem a 360º, mas não se admirem se existirem alguns fenómenos estranhos na junção das imagens, especialmente se tiverem objectos próximos, ou que estivessem em movimento na altura em que captaram as imagens. Mas, com um pouco de prática, depressa se tornarão em ases da captura de imagens em 360º.

Depois... é só partilharem com amigos (o Facebook também já reconhece imagens a 360º) ou com o mundo, através da própria app do Street View.


P.S. Com as férias à porta, é também altura de usarem este modo panorâmico para criarem imagens criativas (por exemplo, com alguém a ficar repetido em múltiplos locais em vosso redor - ou provocar propositadamente a criação dos tais "erros" na junção das imagens de forma original.)

1 comentário:

  1. O telemóvel tem que ter giroscópio para ser possível usar esta função.

    ResponderEliminar