2016/07/13

Windows 10 Enterprise disponível por mensalidade de $7 por utilizador/mês


Não é segredo que a Microsoft que transformar o Windows num serviço pago mensalmente, e é isso mesmo que faz para as empresas com uma nova modalidade do Windows 10 Enterprise.

Embora as empresas continuem a ter a opção de compra de versões do Windows 10 Enterprise, a Microsoft disponibiliza agora uma modalidade em que isso pode ser feito mediante o pagamento de $7 por utilizador por mês; ou seja, um total de $84 por utilizador por ano. É certo que assim nunca se fica com o software... mas por outro lado ganha-se um produto que estará permanentemente actualizado sem obrigar aos ciclos inevitáveis de actualização de X em X anos (ou arriscarem-se a ficar para trás com software desactualizado e potencialmente vulnerável).

Não menos interessante é ver que a MS também está a aplicar o mesmo conceito ao hardware, permitindo que as empresas tenham acesso a Surfaces (e potencialmente outros computadores) também com a garantia de que terão as máquinas sempre actualizadas de forma regular.

Por enquanto estes programas são orientados para o sector empresarial, mas não me surpreenderia se no futuro começassem a ficar disponíveis também para os consumidores finais (relembro que a Apple já disponibiliza algo assim para os seus iPhones, nos EUA.) Claro que é sempre uma questão de fazer contas e ver qual é o caso mais vantajoso para cada cenário... mas parece-me que será uma opção particularmente atractiva para todos os que gostam de estar sempre "actualizados", sem chatices, mesmo que isso represente pagar um pouco mais do que se tivessem que fazer os processos de compra e venda a cada ano.

2 comentários:

  1. Acho que deviam cobrar mensalidade em todas as versões (para lá caminham?).

    ResponderEliminar