2016/08/19

Android e iOS já representam mais de 99% do mercado


As últimas estatísticas da Gartner revelam que no último trimestre o Android e iOS atingiram os 99.1% de quota de mercado, valor que se torna mais expressivo quando se considera que há seis anos atrás o segmento era dominado pelo Symbian e BlackBerry.

Este valor bem expressivo mostra bem o impacto que o lançamento do iPhone teve, e de como a Google conseguiu reagir bem. Aliás, há que referir que embora estes 99.1% contem com a ajuda dos 12.9% do iOS, a maior fatia diz respeito ao Android, que conseguiu aumentar a liderança face aos números do ano anterior, e agora atinge os 86.2% (claro que a nível dos lucros, a Apple continua a levar a melhor).

Seja como for, não deixa de ser interessante regressar quase uma década, aos tempos em que diferentes "gigantes" gozavam e desdenhavam um smartphone lançado pela Apple - que ainda por cima nem tinha teclas - e que ia ser tão caro que ninguém compraria e estaria destinado ao fracasso. É certo que quando foi lançado, o primeiro iPhone nem sequer permitia instalar apps de terceiros, mas isso foi coisa que a Apple felizmente soube aproveitar, tornando a App Store num dos pontos fulcrais responsáveis pelo enorme sucesso do iPhone, ao ponto de fazer com que toda a gente conheça a expressão "há uma app para isso".

Para terminar, só importa relembrar que, como há 10 anos atrás pareceria impossível que alguém conseguisse derrubar a Nokia da sua posição... será bom relembrar que o mesmo poderá muito bem voltar a acontecer - o que faz com que seja ainda mais interessante assistir ao que os próximos 10 anos nos trarão. :)

1 comentário:

  1. Espero bem que apareça algo completamente diferente..., não me estou a ver a utilizar o iOS20 ou o Android W...

    ResponderEliminar