2016/08/09

Autocarro elevado chinês já circulou (alguns metros)


Na China há quem proponha uma solução algo radical para evitar o tráfego congestionado nas grandes cidades: um autocarro capaz de circular sobre o trânsito automóvel.

A ideia poderá parecer saída de uma história de ficção científica, mas o que é certo é que a proposta parece estar a atrair interesse, ao ponto de se ter feito um primeiro protótipo à escala real que já circulou num pequeno troço. Este autocarro elevado circula a uma altura superior, deixando o trânsito automóvel circular sob si - independentemente de estar em andamento ou parado - efectivamente criando uma via alternativa e livre de trânsito, para si próprio.


A ideia é interessante, mas há muitos pormenores que faltam esclarecer, a começar pelo facto de nesta demonstração não ter sido demonstrada a capacidade de curvar; nem tão pouco ser dito como resolveriam o caso de na estrada estar um veículo com altura superior à permitida, que impediria a passagem deste autocarro e bloquearia todo o sistema.

Talvez quando todo o trânsito e veículos (autónomos) estiverem sob controlo de um sistema central capaz de gerir o tráfego com a máxima eficiência, estes veículos possam ter melhores hipóteses de sucesso...

2 comentários:

  1. Media chineses dizem que autocarro elevado é uma fraude -
    http://www.aquelamaquina.pt/noticias/actualidade/detalhe/media-chineses-dizem-que-autocarro-elevado-e-uma-fraude.html

    ResponderEliminar