2016/08/16

Automóveis Audi vão saber quando os semáforos mudam para verde


Enquanto não chegam os carros 100% autónomos, bem que agradeceremos todas as ajudas que nos puderem dar, e no caso da Audi, isso incluirá informação sobre o tempo que falta para os semáforos passarem para o verde.

No futuro, poderemos ter carros autónomos controlados por um sistema de gestão do tráfego capaz de maximizar a eficiência de circulação de toda uma cidade; mas ainda muito há por fazer até chegarmos a esse ponto. Os Audi Q7, A4 e A4 Allroad de 2017, contarão com um sistema de comunicação que permitirá indicar o tempo que falta para que os semáforos mudem para o verde.


No entanto, este sistema ainda não usa o standard DSRC V2V (comunicações veículos para veículo)/ V2I (veículo para infraestrutura) optando por algo bem mais comum: uma ligação 4G através da qual o automóvel poderá receber esta informação dos serviços municipais. É uma opção que a Audi diz que pode ser implementada desde já, sem ter que esperar por toda a complexidade acrescida do DSRC, que implicaria alterações também nos semáforos e outros sinais de trânsito.

Há muito que digo que isto era o tipo de coisa que poderia muito bem ser implementada numa app de navegação num smartphone, bastando apenas que se criasse um standard único. Mas ainda mais interessante do que o tempo de espera num semáforo, seria ver isto a funcionar para os tempos de espera em passagens de nível, especialmente porque neste caso se pode estar sujeito a esperas de vários minutos e que poderiam tornar viável ir por um caminho alternativo.

... Bem que a CP poderia disponibilizar essa informação sobre o tempo de espera em cada passagem de nível via API, e depois era só ir buscar esses dados com base na nossa localização. (Fica a ideia para um projecto numa qualquer hackathon! ;)

3 comentários:

  1. Ha tecnologias que realmente ajudam e facilitam a nossa vida, ha outras porem completamente desnesessarias e atras destas ainda ha as ridiculas, como e o caso desta, ja temos sistemas de gestao de trafego que abrem e fecham o verde consoante maior ou menor numero de trafego nessa via, aqui na alemanha perto de casa a noite tenho um cruzamento de 4 estradas, quando nao vejo nehum carro (pelas luzes) e o sinal esta vermelho nem abrando ja sei que quando chego a menos de 50m ele detecta-me e muda para verde, e o pao nosso de cada dia... entao do que serve esta tecnologia? em termos de fluidez de trafego os resultados sao nulos de que interressa estares a frente no semafero e arrancares imediatamente sabendo quando o verde vai chegar se eu que estou a tras estiver distraido e so arrancar 5 segundos depois quando o outro me buzinar? ja para nao falar dos perigos acrescidos ha seguranca , de que te serve passar imediatamente com o verde se o outro do outro lado acelerou para ter ter de passar e depois choca contigo? de que nos serve a certeza que estava verde depois de mortos?
    olha morri mas morri verde.... ok para para quem for do sporting.... ta-se bem, ou talvez nao...

    ResponderEliminar
  2. Bom, no caso das passagens de nível não creio que o assunto seja propriamente com a CP, será mais com a Refer.

    ResponderEliminar
  3. Concordo que isto assim tem pouco interesse. O que teria interesse seria detectar quando o semáforo está vermelho e em caso limite parar o carro automaticamente, para evitar distracções.

    ResponderEliminar