2016/08/08

Como corrigir Internet lenta no Windows 10


Se têm um acesso rápido à internet mas notam que as velocidades ficaram mais lentas após a actualização para o Windows 10 (ou o Anniversary Update), o problema poderá estar a ser causado por uma definição no próprio Windows.

A origem do problema poderá estar num sistema que tenta optimizar as ligações de rede usando um "Window Auto-Tuning", mas que na prática pode acabar por ter um efeito contrário ao que seria pretendido - especialmente no caso de ligações de alta-velocidade (sendo particularmente notória no caso de ligações de 100Mbps ou superiores).

É possível desactivar este parâmetro, mas antes de se aventurarem nisso há que relembrar que existem inúmeras variáveis que podem afectar a velocidade de acesso à internet, do computador ao site de destino, passando pelo router e demais equipamento de rede que se possa ter. Antes de começar a inventar convém relembrar que este parâmetro só terá (potencialmente) efeito se tiverem notado uma degradação significativa na velocidade após uma reinstalação ou actualização do Windows. Se nos testes de velocidade atingirem a velocidade máxima da vossa ligação, então nem vale a pena mexerem nisto...

Para verificarem o estado deste parâmetro bastará abrir a linha de comandos e escrever:

  • netsh interface tcp show global.



A linha em questão é a da "Window Auto-Tuning", e se já estiver desactivada, então não será este parâmetro a interferir com a velocidade.

Mas se estiver activado e tiverem sentido o tal decréscimo da velocidade após passarem para o Windows 10, então poderão desactivá-lo e ver se o problema ficou resolvido. Para isso terão que abrir uma linha de comandos em modo de administrador (podem fazê-lo usando o CTRL+SHIFT ao abrir o cmd.exe a partir da pesquisa do Start Menu) e escrever:

  • netsh int tcp set global autotuninglevel=disabled



Não é preciso reiniciar o computador, mas se estiverem a usar um teste de velocidade no browser é aconselhável reiniciá-lo (ou outro programa: FTP/Torrents/etc.) pois o parâmetro apenas é aplicado a novas ligações.

Caso as velocidades tenham regressado ao normal... fica o problema resolvido; senão, o problema não será deste parâmetro, e poderão voltar a deixá-lo ficar como dantes, escrevendo:

  • netsh int tcp set global autotuninglevel=normal


1 comentário:

  1. O meu pelos vistos já estava disabled, porque será que alguns têm e outros não?

    ResponderEliminar