2016/08/14

Computadores já conseguem imitar a escrita de qualquer pessoa


Se pensavam que os gatafunhos da caligrafia da maioria das pessoas ainda eram à prova de computadores, pensem novamente. Há um novo algoritmo que é capaz de imitar na perfeição qualquer tipo de letra escrita manualmente, bastando dar-lhe um parágrafo escrito como exemplo.

É certo que há muito que temos tipos de letra que simulam a escrita "manual", mas a verdadeira escrita manual tem muitas mais variações. Este My Text in Your Handwriting vai para além disso, pois bastará dar-lhe uma amostra de um texto escrito pela pessoa que se quer imitar, e ele conseguirá inteligentemente replicar esse tipo de letra para escrever o que quer que seja que se deseje. O resultado é tão bom que quase 50% das pessoas nem consegue distinguir se algo foi escrito por este algoritmo ou por si mesmas.

As aplicações são muitas (a começar pela maior facilidade de qualquer estudante falsificar uma nota escrita pelo pai/mãe para entregar aos professores) e embora a questão da falsificação se coloque, o mesmo sistema pode também ser usado em sentido inverso, como forma de análise para determinar se um texto é original ou se é falsificado (analisando o estilo da escrita e a variação dos métodos de escrita de cada letra em função da sua posição numa palavra).

Seja como for... da próxima vez que virem algo escrito à mão, é melhor ter em conta que poderá não ter sido escrito pela pessoa que se pensaria tê-lo feito.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)