2016/08/09

Facebook vai mostrar publicidade mesmo a quem use adblockers


O Facebook tomou uma decisão quanto à publicidade que apresenta, e se por um lado anuncia que os utilizadores terão maior controlo sobre o tipo de anúncios que lhes será apresentado, pelo outro lado retira-lhes o controlo de não os verem, apresentando publicidade mesmo a quem usar adblockers.

Por trás de um longo artigo a explicar os motivos por trás desta decisão, o Facebook defende-se com coisas como "os utilizadores só bloqueiam publicidade que consideram abusiva", e que com o novo sistema o Facebook garante que só verão publicidade que consideram interessante - e também não deixa de recorrer à técnica de lançar a suspeita sobre alguns adblockers, referindo que há alguns que cobram para deixar passar certos anúncios; o que não deixa de ser verdade... mas esquecendo-se de referir que normalmente os utilizadores também os podem desactivar se não os quiserem ver.

É o tipo de táctica que estaríamos habituados a ver num site de dimensão média e com dificuldades em sobreviver, mas que vindos de um serviço como o Facebook - que também faz o "choradinho" de que precisa dessa publicidade para sobreviver - não deixa de parecer algo infeliz e potencialmente contraproducente... pois apenas servirá para antagonizar os fãs dos adblockers, sendo de esperar que rapidamente se adaptem para bloquear a publicidade que o Facebook quiser apresentar, perpetuando e elevando a habitual luta entre publicidade e bloqueadores de publicidade para níveis cada vez mais absurdos. (A Google também depende da publicidade, e não a vemos impedir o uso de adblockers - embora seja verdade que também não facilitem nalguns casos... como a inexistência de extensões no Chrome para Android que o permitissem fazê-lo.)

No entanto, não deixará de ser caricato que o Facebook promete maior controlo para os utilizadores sobre a publicidade que queiram, ou não, ver... quando na realidade está apenas a garantir que terão que a ver, quer queiram ou não.

Actualização: não demorou muito, o Adblock Plus já se actualizou para bloquear esta publicidade do Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)