2016/08/13

Hackers usam ruído dos discos rígidos como forma de comunicação


No mundo da espionagem digital, conseguir infectar e extrair dados de um computador desligado da rede é um dos objectivos mais desejados - e agora há hackers que demonstraram uma nova forma de comunicar esses dados, usando o ruído do disco rígido.

Ditam as regras de segurança que uma das formas mais eficientes de manter dados digitais seguros é guardá-los num computador que não esteja ligado a nenhuma rede. Isso não só complica o processo de o infectar com malware, como complica o processo de dele extrair os dados desejados.

Ao longo dos anos têm surgido várias técnicas de o fazer, que vão desde a utilização de ultrasons inaudíveis para as pessoas, ou até utilizar a temperatura do CPU - mas esta nova técnica acaba por ser bastante mais simples e eficiente: usando o ruído gerado pelo funcionamento dos discos rígidos.

O princípio de funcionamento é precisamente o mesmo que é usado pelos drives de disquetes e discos rígidos para produzir música; só que em vez de música geram-se sinais sonoros que servirão para transmitir dados para qualquer dispositivo com capacidade de escutar que esteja por perto.

... Fazer upgrade para um SSD não só passa a ser uma recomendação devido às questões do desempenho, como passam também a ter a desculpa de que é mais seguro contra este tipo de ataque. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)