2016/08/04

KeyPi transforma um teclado num Raspberry Pi portátil


Os fãs do Eee Keyboard da Asus vão agora finalmente poder concretizar o sonho de ter um computador integrado no teclado, a um preço inferior a 70 euros, com este KeyPi.

Na década passada o Eee Keyboard atraiu as atenções mas infelizmente não veio a ter o sucesso pretendido. Agora, graças a computadores de ultra-baixo custo como o Raspberry Pi e respectivos acessórios, é possível criarmos o nosso próprio portátil-num-teclado por um valor que se pode considerar acessível a todos os que se interessem por este projecto.

O KeyPi pega num teclado normal, e aplica-lhe um Raspberry Pi, uma bateria, e um pequeno ecrã LCD. Uma lista de componentes reduzida que deixa o total abaixo dos 70 euros (pelos preços indicados no projecto, o total fica pelos $76 - cerca de 68 euros.)

É certo que este KeyPi poderá sofrer do mesmo tipo de problemas que impediu que o Eee PC se tornasse num sucesso, como o facto de, se tivermos espaço para estar a utilizar um teclado de tamanho normal, provavelmente também teríamos espaço para ter um ecrã de maiores dimensões (como o de um portátil convencional, ou tablet+teclado); mas é sempre um projecto curioso, nem que seja pela mera curiosidade técnica. Aliás, nada nos impediria de criar um teclado 2-em-1, em que se pudesse usar o teclado com um computador de secretária, e com uma combinação de teclas ou botão, se comutasse para o funcionamento do computador no seu interior.


Seja para o que for, sem dúvida que é uma excelente forma de darem uso a um Raspberry Pi, que poderão levar para todo o lado e onde não terão problemas em escrever comodamente, sem as limitações de usar teclados de tamanho reduzido.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)