2016/08/22

MIT criou um telemóvel capaz de se montar a si próprio


O processo de produção de um smartphone é algo que ainda necessita de muita mão de obra humana, mas o MIT está a estudar sistemas que poderão permitir que dispositivos electrónicos (e não só) se montem a si próprios - e sem necessitar de sistemas robóticos especializados.

Basta olhar para o número de funcionários da Foxconn (1.3 milhões!) para se constatar o quanto ainda se precisa de mão de obra humana para produzir e montar dispositivos electrónicos como smartphones e tablets. Mas para o MIT, no futuro tal poderá deixar de ser necessário, graças aos dispositivos auto-montáveis.


Neste caso temos um simples telemóvel, que em vez de necessitar de alguém para lhe colocar as capas traseira e frontal manualmente, ou de depender de um sistema robótico complexo que o fizesse, permite que o telemóvel se monte automaticamente bastando atirar os componentes para dentro de um cilindro rotativo (ao estilo de uma máquina de lavar roupa).

O exemplo é simples, dependendo de encaixes magnéticos que, eventualmente, serão capazes de atrair e fixar as partes individuais nos sítios desejados; mas o sistema poderá no futuro ser aplicado a muitas outras coisas - e podendo tornar-se economicamente mais viável do que ter pessoas a fazer esse trabalho.

... No futuro, quando um telemóvel se separar numa dúzia de peças após uma queda, se calhar bastará chegar a casa e atirá-las todas para dentro da máquina de lavar roupa, e de seguida dar início ao ciclo de centrifugação... que ele próprio se encarregará de se reparar sozinho. ;)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]