2016/08/23

NASA recupera comunicações com sonda STEREO-B após 2 anos de silêncio


Demonstrando que a persistência e esperança por vezes resultam, a NASA conseguiu reactivar o contacto com uma sonda que se mantinha em silêncio há quase dois anos devido a um teste de software que correu mal.

Qualquer pessoa que trabalhe com computadores remotos sabe a chatice que é ter um problema que obrigue a alguma intervenção física na máquina; mas quando se trata de uma máquina que está a milhões de quilómetros no espaço, a tarefa passa para lá da "chatice". A STEREO-B é uma de duas sondas que observam o Sol, e que juntas permitem obter um retrato de diferentes perspectivas da nossa estrela.

O problema é que em 2014, quando a sonda se preparava para entrar numa parte da órbita em que ficaria "atrás do Sol" e perderia as comunicações com a Terra durante vários meses, um teste ao seu sistema de reset temporizado (a sonda faz um reset caso não receba comunicações por um período de 72h) correu mal e fez com que a sonda deixasse de comunicar com a Terra, e dando origem a um autêntico trabalho de detective para tentar determinar o que se teria passado (aparentemente, teria entrado em rotação e ficado grande parte do tempo com os painéis solares sem receber luz do Sol).

Os cientistas não perderam a esperança, pois sabiam que depois da sonda sair de trás do Sol iria ficar numa posição cada vez mais favorável para potencialmente recuperar as comunicações; e passados quase dois anos, foi o que finalmente aconteceu!

Ainda falta determinar se será viável a STEREO-B ser recuperada e continuar com a sua missão original, mas não deixa de ser mais um episódio marcante na História da exploração espacial. (Ainda bem que aqui não têm que lidar com actualizações automáticas obrigatórias... ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]