2016/08/07

Primeiro site ficou online há 25 anos


Hoje em dia parecerá quase impossível imaginar que, em tempos, não se tinha internet - mas para nos relembrar que a world wide web é algo bastante recente, basta referir que o primeiro site na web só agora está a celebrar o seu 25º aniversário.

Foi a 6 de Agosto de 1991 que Tim Berners-Lee anunciou o projecto para a "World Wide Web" como forma de organizar e facilitar a interligação entre informação na internet, partilhando num grupo da Usenet a primeira página web pública. Era uma página bastante diferente daquilo que hoje estamos habituados a ver, e que continha a descrição das intenções do projecto, mas que, demonstrando a versatilidade da web, continua a poder ser vista mesmo nos browsers actuais.

De relembrar que na altura as coisas eram mais complicadas, pois o browser que agora consideramos imprescindível em qualquer computador, era algo inexistente e que assim dependia que os interessados instalassem um programa para poderem visitar e visualizar esta página. Pelo que não será estranho que só várias semanas mais tarde é que a página teve os seus primeiros visitantes - e que só alguns anos mais tarde, com a chegada do browser Mosaic e a disponibilização da web como gratuita e open-source, é que a web se começou a propagar até se tornar naquilo que hoje tão bem conhecemos.

Como diz um provérbio chinês, até a mais longa caminhada começa com um simples primeiro passo, e neste caso, este foi o passo que poderia ter sido dado e ignorado... mas que felizmente veio a ser o passo que permitiu termos o mundo que temos hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)