2016/08/24

Sony revela que equipamentos vão receber o Android 7.0 Nougat

O lançamento do novo Android 7.0 vem levantar as habituais questões de que smartphones é que os receberão, e a Sony já se apressou a divulgar quais os modelos que o irão receber - como nos relata o nosso Luis Costa.


Com a nova versão do Android ainda bem fresquinha, é normal que os utilizadores se perguntem sobre a probabilidade de receber a mesma. A Sony é uma das marcas com melhor prestação no campo das actualizações e não perdeu tempo a vir a público esclarecer quais os equipamentos que vão ter direito a receber o Android 7.0 Nougat.

A lista não é muito extensa, contempla apenas os topo de gama de 2016 e alguns dos mais recentes equipamentos da marca:
  • Xperia Z3+
  • Xperia Z4 Tablet
  • Xperia Z5
  • Xperia Z5 Compact
  • Xperia Z5 Premium
  • Xperia X
  • Xperia XA
  • Xperia XA Ultra
  • Xperia X Performance

Nesta lista salta logo à vista o facto de o Xperia Z3 não estar incluído na lista de equipamentos que vão receber o novo Android N. Tendo em conta que os trabalhos de desenvolvimento desta versão do Android foram efectuados neste smartphone, é muita estranha a sua omissão. Estará a Sony a preparar um surpresa, ou simplesmente decidiu que o terminal não vai receber uma versão oficial do Android Nougat?

Outro aspecto que importa realçar, é que desta lista não fazem parte equipamentos da gama média da Sony. Ficarão todos "esquecidos" no Android Marshmallow?


Por: Luis Costa

1 comentário:

  1. Infelizmente o mais certo é não encontrarmos nem agora nem no futuro o Z3 nessa lista, não porque a SONY não queira (bem mostrou a sua vontade), mas por mea culpa dividida entre a Google e a Qualcomm.

    Resumidamente é isto:
    Nougat (7.0) só poderá correr em Vulkan ou OpenGL ES 3.1 a não ser que entretanto algo seja mudado e aí reside a pequena esperança para todos os que tem equipamentos com SoC 800/801.

    Vulkan ou OpenGL ES 3.1 fazem parte dos requisitos CTS Google Compatibility Test Suite. Não é apenas um problema dos drivers do chipset, ele tb tem de o suportar. O que significa que não existe suporte oficial para dispositivos com Adreno 3xx uma vez que suportam até ao OpenGl 3.0.

    Como se pode ver do Z3(que apenas tem OpenGL ES 3.0) developer previews foi possível correr o android N, mas não irá suportar o CTS certification! Logo, não poderá ter updates oficiais por parte da Google.

    Os 805 foram os primeiros a suportar 3.1 Vulkan, desenhados para trabalhar com o OpenGL ES 3.1 em diante.

    Quem poderá ter aqui uma última palavra será a própria Qualcomm (o que desconfio que faça algo), doutra forma oficialmente só teremos Nougats pra dispositivos com SoC >= 805.

    ResponderEliminar