2016/08/01

SSD de 15TB da Samsung já está disponível... por 10 mil dólares


Os SSD já se tornaram num componente indispensável nos nossos computadores, e quem precisar de (muito) espaço também já pode ver o seu problema resolvido com um SSD de 15TB da Samsung. Só tem é que estar disposto a pagar bem por isso.

É com muita satisfação que temos visto o preço dos SSDs cair - ainda recentemente por cá falamos de um SSD de 240GB por 50 euros - mas quem precisar de maior capacidade rapidamente vê o preço subir para valores proibitivos. Por isso desde logo se imaginaria que um SSD de 15TB teria um preço astronómico, coisa que se confirma com este Samsung PM1633a de 15.36 TB que custa a módica quantia de 10 mil dólares.

É um valor absurdo para um utilizador normal, mas que poderá ser uma pechincha para quem necessitar de combinar velocidades elevadas de leitura e escrita (1.2GBps em leitura, 900MBps em escrita) com a maior capacidade de armazenamento num volume reduzido. Os consumos ficam-se por um máximo de 11W em utilização e 4.5W em idle.

Sem dúvida que este disco deixará muitos sysadmins a salivar. Usando estes SSDs de 2.5" é possível colocar 48 unidades num storage 2U, fazendo com que cada um tenha um total de 737TB. Enchendo um armário de 42U com estas máquinas, fica-se com um total de 15.4PB de espaço para armazenamento com acesso instantâneo e prestações de luxo. Em comparação, um storage rack 42U com 360 discos convencionais de 10TB de 3.5" apenas conseguiria ter uma capacidade de 3.6PB no mesmo volume.

Sendo um SSD destinado a utilização "profissional", está certificado para ter 15PB de escritas diariamente, vem com condensadores para garantir a gravação dos dados mesmo em caso de falha súbita de energia, e tem garantia de 5 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)