2016/08/12

Suspensão activa da Audi pode recuperar energia dos buracos


Na procura da eficiência todos os truques contam, e para a Audi isso passa por aproveitar a energia gerada pela suspensão e amortecedores sempre que se passe por um buraco.

A ideia de recuperar energia nos veículos não é nada de novo - há anos que temos modelos que aproveitam o processo de travagem para gerar energia e recarregar as baterias - mas a Audi quer aplicar um sistema idêntico a algo que seria capaz de recuperar energia sem que fosse necessário travar: a suspensão.

Um novo sistema de suspensão electrónica activa não só conseguiria manter o nível de conforto na circulação, como seria capaz de gerar energia com o movimento do próprio veículo ao passar em buracos, depressões, ou simples mudanças de relevo. O sistema dispensaria o uso dos tradicionais conjuntos mola/amortecedor, permitindo uma mecânica bastante mais compacta e simples (que ficaria montada de forma horizontal), e segundos os testes da Audi em estradas alemãs, conseguiria gerar uma média de 100-150W.

Este valor oscila bastante dependendo do tipo de pavimento. Numa via rápida com piso de excelente qualidade o sistema consegue apenas recuperar 3W, mas numa estrada secundária esse valor subir para mais de 600W. Escusado será dizer que, cá por Portugal, este sistema seria certamente um sucesso, e não me parece ser difícil encontrar estradas onde facilmente se superasse os 1000W de energia gerada!

... Já estou a imaginar os condutores do futuro a pensarem: "deixa-me ir por aquela estrada esburacada, para conseguir recarregar a bateria!"

3 comentários:

  1. Aproveitar energia dos solavancos... Fantástico :)

    ResponderEliminar
  2. Eu também tinha esta ideia das más estradas portuguesas, no entanto, depois de fazer algumas viagens de carro por diversos países europeus, vi que de uma forma geral não estamos assim tão mal... Também há muitas estradas más por essa Europa fora...

    ResponderEliminar