2016/08/01

Vila Nova de Gaia passa a Lagos no Google Maps


O recurso ao Google Maps é feito com regularidade por todos os que pesquisam por locais, mas é preciso estar consciente de que nem tudo o que por lá se encontra poderá estar correcto - nem mesmo quando se trata de algo supostamente tão simples como o nome de uma cidade: pois o Google Maps parece ter decidido mudar do nome de Vila Nova de Gaia para Lagos.

Actualização (12/09): ao final de quase 2 meses, a Google lá corrigiu o nome (finalmente!) - mas Valadares, e outras freguesias, continuam a não fazer parte de Gaia. ;P

Um dos nossos leitores regulares estava intrigado com o facto do seu Android lhe ter começado a mostrar o estado do tempo de Lagos nos cartões do Google Now em vez de Gaia. Afinal parece que o problema é mais extenso, e não tem a ver com o sistema de detecção da localização do Google Now, mas sim do próprio Google Maps, onde V. N. de Gaia está a surgir como Lagos.

A situação já foi confirmada por mais alguns utilizadores, mas por agora parece restringir-se apenas a quem usa o Google/Google Maps em português. Ao usar os serviços em inglês, ainda me continua a surgir a indicação correcta de Gaia no mapa, embora fique por esclarecer porque motivo Valadares e outras freguesias não estejam incluídas na área de Gaia. (Actualização: testando no Firefox em modo incógnito também me surge Gaia como Lagos.)

Será certamente um bug, mas não deixará de ser intrigante como é que um erro de tal magnitude tenha passado todas as verificações e controlo que deveriam existir no Google Maps. Ainda para mais, mudar o nome de uma cidade é algo que não me parece que deva ser permitido assim tão levianamente. Vale-nos que a pesquisa por Gaia ainda apresenta o local certo (embora com o nome de Lagos)... mas ainda assim facilmente se pode imaginar que esta situação poderá causar uma enorme confusão em turistas e outros visitantes que por cá passem.

6 comentários:

  1. Há já algum tempo também que o rio Tejo me surge como rio Tajo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha reportado, mas nunca obtive resposta.

      Eliminar
  2. Já há cerca de uma semana que no Android wear me aparecia Lagos. Coisa mais irritante

    ResponderEliminar
  3. Confirmo este problema! Também já reportei mas não obtive feedback...

    ResponderEliminar
  4. "embora fique por esclarecer porque motivo Valadares e outras freguesias não estejam incluídas na área de Gaia"
    Assinaladas a vermelho estão as freguesias que constituem a cidade de Vila Nova de Gaia (faltando apenas Valadares, que deveria estar incluído uma vez que faz parte da UF de Gulpilhares e Valadares).
    As restantes freguesias, penso terem o estatuto de Vila, não pertencendo assim ao centro urbano.

    Este bug também me surge já há cerca de 1 mês. Até achei estranho não ter surgido aqui mais cedo, mas visto que usas os serviços em Inglês, ficou explicado.

    ResponderEliminar
  5. http://stackoverflow.com/questions/39046410/google-maps-api-city-wrong-results-something-wrong

    ResponderEliminar