2016/09/03

Google cancela smartphone modular Ara


Depois dos adiamentos e promessas de que chegaria ao mercado no próximo ano, a Google parece ter mudado de opinião e suspende o projecto indefinidamente.

O Project Ara nasceu de uma ideia "maluca", de criar um smartphone modular onde os utilizadores pudessem trocar componentes a qualquer momento, como se fossem peças LEGO. A ideia parecia demasiado futurista para ser concretizada, mas o projecto ganhou credibilidade quando a Google pegou nele (e optou por mantê-lo mesmo após ter vendido a Motorola à Lenovo). Mas os adiamentos sucessivos iam demonstrando que as dificuldades em tornar a ideia realidade eram muitas, e agora parece ter-se acabado a paciência da Google, colocando um ponto final no projecto Ara.

A esperança que resta é que parte da tecnologia desenvolvida possa vir a ser licenciada a outros fabricantes que estejam interessados no conceito (a LG também apostou num conceito modular no seu G5, embora não chegando ao ponto da versatilidade modular que o Ara pretendia ter). E mesmo que não se tenha a total liberdade para trocar componentes a qualquer momento, como o Ara pretendia ter; continuará a haver situações onde a possibilidade de trocar algo como uma câmara, ou bateria adicional, possa merecer uma reconsideração desta tecnologia.

Não podemos criticar o Ara por ser (mais) um projecto falhado da Google, pois é preciso não esquecer que nem todos podem ser projectos de sucesso. O que podemos criticar é o facto de terem demorado tanto tempo a descobrir que o projecto não seria viável, deitando por terra todas as expectativas que tinham sido criadas, e mantidas.

2 comentários:

  1. Isso é daquelas coisas que não tem pés nem cabeça! :)

    ResponderEliminar
  2. Os designers descobriram que a física é uma chatice, tem o péssimo costume de desfazer o telemóvel de Lego a cada queda.

    ResponderEliminar