2016/09/18

Investigadores estão a usar o GTA para treinar sistemas de condução autónoma


Ensinar os computadores a reconhecer o mundo é uma tarefa bastante complicada, mas há investigadores que estão a acelerar o processo usando algo que milhões de pessoas usam regularmente para se divertirem: os jogos de computador.

Para a tarefa em questão, para treinar os sistemas de inteligência artificial a reconhecerem aquilo que se pode ver na estrada, é necessário ensiná-los com exemplos onde é necessário dizer, para cada imagem, o que é a estrada, os carros, peões, edifícios, plantas, sinais de trânsito, semáforos, etc. etc.

Fazer essa catalogação é um processo que pode demorar uma para cada imagem, tornando o processo incrivelmente moroso e trabalhoso; mas felizmente há forma de reduzir substancialmente esse trabalho, graças aos jogos de computador que já conseguem recriar mundos de forma bastante realista. Neste caso os investigadores usarem o GTA V, sendo que assim se tem acesso directo ao tipo de objectos que são desenhados, e também a recriar inúmeras condições atmosféricas (chuva, nevoeiro, noite, etc.)

Portanto, da próxima vez que alguém vos criticar por passarem demasiado tempo a jogar GTA V, podem simplesmente responder que apenas estão a contribuir para que no futuro os carros autónomos não conduzem da mesma forma alucinada que fazem no jogo! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)