2016/09/16

iOS 10 deixa desenhar sobre as fotos sem apps adicionais


Desenhar ou aplicar textos em cima de fotografias é algo que já pode ser feito directamente pelo sistema no iOS 10, sem necessidade de apps adicionais.

Embora não exista falta de apps de edição de fotos para iOS (a maior parte dos utilizadores provavelmente acumulará uma dezena delas algures numa pasta), com o novo iOS 10 deixa de ser necessário recorrer a elas para fazer edições simples ou para rabiscarem ou adicionarem texto sobre as mesmas, graças à nova funcionalidade de "markup".

Para acederem ao markup, terão que, a partir da galeria de fotos, carregar no botão de editar (com o símbolo de barras de ajustes), e de seguida seleccionar o icon com "..." que dará acesso a mais opções, entre elas o "markup". No caso de estarem no iMessage, basta clicarem na foto depois de terem seleccionado ou captado e ela já se encontrar na caixa de conversação, surgindo a opção de markup no canto inferior esquerdo.

Com o markup, podemos rabiscar ou aplicar texto sobre as fotografias, com o pormenor curioso de ser feito o reconhecimento automático de determinadas formas. Se desenharem um quadrado, círculo, oval, ou até uma estrela, o sistema vai sugerir a substituição do que desenhamos por um símbolo geometricamente correcto - mas podemos sempre manter a versão mais "artística" que foi desenhada manualmente.

Um aspecto a ter em conta, no caso de fazerem o markup numa foto no iMessage, as alterações são feitas apenas na foto que é enviada; se o fizerem a partir da galeria de fotos, as alterações são feitas na foto original (mas podendo ser desfeitas a qualquer momento, fazendo "revert" no menu de edição.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)