2016/09/25

Keyscape da Spectrasonics agrega os sons de todos os teclados clássicos


A tecnologia actual permite que se recriem os sons de instrumentos musicais que serão extremamente difíceis de encontrar, e o Keyscape da Spectrasonics é aquilo que se poderá considerar um "sonho" para todos os teclistas e pianistas.

A ideia de utilizar samples para replicar o som de outros instrumentos não é nova, mas se em tempos os "samplers" estavam limitados a amostras de poucos segundos e com qualidade reduzida, actualmente isso é feito de forma muito mais complexa e avançada: por exemplo, fazendo gravações para cada tecla em separado e em diferentes intensidades de toque, e também contendo os sons mecânicos da actuação da própria tecla, para um realismo sem precedentes.

No caso deste Keyscape, trata-se do resultado de 10 anos de trabalho a compilar estes sons, e que resultam em 77GB de dados que ficam à distância de um toque para qualquer músico que esteja disposto a dar-lhes uma oportunidade (considerando que no seu vídeo de apresentação até por lá encontramos o Herbie Hancock, entre muitos outros músicos excelentes, acho que já fica tudo dito.)

... Só é pena custar $399... o que o deixa fora do alcance para quem quiser "brincar", mas não sendo exorbitante para quem for músico profissional.


Como curiosidade adicional, o fundador da Spectrasonics - Eric Persing - trabalhou para a Roland na década de 80 e foi responsável pela criação dos sons de inúmeros modelos bem famosos, como o Roland D-50. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]