2016/09/14

Outlook absorve funcionalidades do Sunrise (que deixa de funcionar a partir de hoje)


Hoje temos boas e más notícias... por um lado, os resistentes que ainda davam uso ao Sunrise deixarão de o poder fazer a partir de hoje; por outro, muitas das suas funcionalidades passam a estar integradas no Outlook para iOS e Android.

O Sunrise foi uma das mais bem conseguidas apps de calendário dos últimos anos, não tendo sido por acaso que se tornou na minha app principal de calendário no iOS e Android (tendo depois sido substituída pelo Fantastical 2 no iOS, que infelizmente não tem versão para Android). Mas com a sua aquisição por parte da Microsoft, o Sunrise ficou com os dias contados, e mesmo a extensão do prazo não evita que atinja o seu fim. Mesmo quem optar por manter a app instalada irá descobrir que não a poderá utilizar.

Em jeito de compensação, algumas das coisas que se apreciavam no Sunrise passam agora a estar disponíveis nos calendários do Outlook para iOS e Android. O que, mesmo não sendo propriamente a mesma coisa para quem queria apenas uma app de calendário independente, não deixa de ser meritório que experimentem para ver de que se trata. É que na verdade o Outlook acaba por ser uma excelente app de gestão de email (e não só), e que poderá surpreender muitos utilizadores pela positiva - há muitas coisas que tanto a Google como a Apple poderiam "copiar" para as suas apps de email.

Por enquanto, pelo peso da tradição, ainda prefiro manter as coisas separadas, com a app do email dedicada apenas ao email, e a app do calendário dedicada apenas ao calendário; mas não nego que as preferência se alterem ao longo do tempo... e não me surpreenderia que no futuro viesse a usar a app do Outlook como app principal para tratar do email e derivados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)