2016/09/05

Sony anuncia Xperia XZ e X Compact


A Sony parece ter esgotado as letras únicas para os seus topo de gama, pelo que agora passamos a ter o Xperia XZ, e que chega acompanhado por um X Compact para quem é fã dos modelos mais pequenos.

O Xperia XZ pretende ser o novo topo-de-gama, acima dos anteriores topo de gama, e que como o nome indica, combina aspectos das linhas X e Z da Sony. Nas características temos aquilo que seria esperado, ecrã Full HD de 5.2", Snapdragon 820 CPU, 3GB RAM, até 64GB+256GB - características que outros topo-de-gama de outras marcas já vão superando. Talvez por isso a Sony aposte particularmente na câmara, com um novo sensor de 23MP, com estabilização óptica de 5 eixos, e laser autofocus - que terá que demonstrar o que vale, acompanhada por uma de 13MP na frente para selfies com mais detalhe que nunca. De resto temos a habitual certificação à prova de água da marca, bateria de 2900mAh, e o seu corpo em metal tem um acabamento especial que pretende ter um toque "acetinado".

Já no caso do Xperia X Compact, é um smartphone que mantém as características base (Snapdragon 820, 3GB RAM), mas que se fica por modelos até 32GB, e opta por um ecrã HD de 4.6". A bateria é de 2700mAh. Considerando a raridade de encontrar modelos com tamanhos abaixo dos 5", é bom ver que a Sony não se esquece desse segmento... embora o preço final nem sempre proporcional ao seu tamanho, o que no momento da compra pode fazer com que os clientes optem por decidir por modelos maiores...

Considerando que a questão das baterias tem estado no topo das notícias, a Sony também refere que estes smartphones dão uso ao sistema Qnovo de monitorização de carga da bateria, que monitoriza a sua temperatura para prevenir potenciais situações de perigo.


... O grande problema é que este Xperia ZX deverá ter um preço superior ao do Xperia X Performance, que já anda nos 600-700 euros; e que nesse patamar de preço não faltam modelos com características superiores. Vamos lá ver se a câmara realmente supera de forma significativa todos os concorrentes... e se justifica optar por ele.

3 comentários:

  1. Este pricing da sony é hilariante e compromete seriamente o futuro seu departamento mobile que hoje já não é famoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que quando faziam pricing aceitável as pessoas não compraram os seus produtos e o seu departamento mobiel deu prejuízos monstruosos.

      Acredito que dentro de 6 meses a Sony sai do mercado de smartphones.

      Eliminar
  2. Se a Sony o seu departamento mobile, fechar é de facto uma pena, porque são os melhores smartphones do mercado!...

    ResponderEliminar