2016/09/30

Ungoogled Chromium é um Chromium livre das ligações à Google


O Chromium é o projecto open-source que serve de base ao Chrome, mas há quem ainda ache que contém demasiada promiscuidade com a Google - daí a criação deste Ungoogled Chromium, que pretende fazer desaparecer todas as dependências existentes.

Os utilizadores que não apreciam verem a sua actividade online ser continuamente monitorizada têm browsers à disposição que prometem uma maior preocupação com a sua privacidade, como o Tor, Vivaldi, Opera, ou Epic. No entanto, haverá também quem seja fã do Chrome/Chromium e que gostaria de ter acesso a todas as vantagens e funcionalidade desse browser, dese que isso não implicasse dar demasiada informação à Google. É aqui que entra o Ungoogled Chromium.

O Ungoogle Chromium desactiva e remove/desactiva todas as funções que implicitamente comunicam com a Google, e adiciona algumas opções e configurações que pretendem dar um maior controlo ao utilizador - incluindo algumas que desejaríamos ver aplicadas ao Chrome: como a desactivação dos popups ao se fechar uma página - algo que páginas de spam muitas vezes fazem surgir para complicar a vida a quem as tenta encerrar.

Também é dada ao utilizador a opção de não utilizar qualquer motor de busca na Omnibox; todas as janelas popups são abertas como tabs em vez de janelas independentes; desactiva a formatação automática dos URLs (que muitas vezes esconde parâmetros para simplificar a sua visualização); e também desactiva o SafeBrowsing, uma vez que essa funcionalidade se liga à Google para obter as listas de sites potencialmente perigosos - em alternativa é sugerido que utilizem o uBlock Origin ou uMatrix.

Enfim, para quem quiser usar um Chromium mas sem que isso implique contribuir com dados para a Google, é uma opção a ter em conta.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)