2016/09/16

USB Killer já está à venda por €50


Se já não era recomendado ligarem dispositivos desconhecidos às portas USB dos vossos computadores, a partir de agora passa a ser necessário ter ainda maior cuidado, pois o USB Killer já está à venda e pode destruir a maioria dos dispositivos em que for inserido.

O USB Killer já deu que falar o ano passado, na altura sendo apenas um protótipo, parecendo uma vulgar pen USB - mas com a diferença de que acumula electricidade e depois faz descargas de centenas de volts que destroem a maioria dos computadores. Só que agora torna-se num produto comercial, que pode ser comprado por qualquer pessoa que ache que o investimento de 50 euros se justifique.

O produto é vendido como ferramenta de testes para portas USB e, apropriadamente, a empresa que o vende disponibiliza também um "protector" de portas USB que garante a segurança dos aparelhos contra este tipo de ataques.

Embora seja pouco provável que se tenham que preocupar com este tipo de produto, o caso muda de figura para máquinas em locais públicos que tenham portas USB acessíveis, como máquinas de impressão de fotos, postos de carregamento gratuitos, etc. Locais onde será inevitável que algum "engraçadinho" pense que causar danos de centenas ou milhares de euros é algo com piada.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)