2016/10/04

Como acelerar os vídeos da Netflix


Ver filmes e séries "acelerados" é algo a que muitas pessoas recorrem para poupar tempo - e que é considerado um sacrilégio por outras. Seja como for, o que é certo é que também podem aplicar a mesma táctica aos vídeos da Netflix se usarem o Chrome.

Antes de mais, tenho que confessar que já fiz parte dos que achavam ridículo ver vídeos acelerados, e que estou bem consciente de todos os argumentos que eram/são usados, incluindo o "se se quer acelerar algo é porque não tem qualidade para se ver". No entanto, quando comecei a usar o VLC a tempo inteiro (em vez do Media Player Classic), comecei a explorar essa possibilidade de acelerar os vídeos ligeiramente, primeiro em documentários, depois em filmes e séries, e fiquei fã - ao ponto de agora considerar que a falta dessa funcionalidade é uma das maiores falhas da Netflix e do Kodi.

A maioria dos críticos nem sequer tem consciência de que uma aceleração de 10% é praticamente imperceptível, e que já permite poupar 6 minutos por cada hora de vídeo (ou, de outra forma, numa série com 10 episódios de 1h, significa que só gastaram 9h em vez de 10h.) E os ganhos multiplicam-se no caso de usarem acelerações de 1.2 ou até mesmo 1.3x (em séries e filmes mais parados, até se pode chegar a usar factores mais acelerados). E de referir também que se trata de aceleração de vídeo que não afecta a tonalidade do som... pelo que ouvem as pessoas a falar mais rápido, mas não a parecerem o rato mickey. :P


Como acelerar os vídeos da Netflix no Chrome?



Seria bom se a Netflix simplesmente nos desse essa opção de forma oficial, mas como não o faz a solução é recorrer a um plugin que nos permita fazê-lo para os vídeos HTML5 (como o Video Speed Controller) e forçar a utilização do leitor HTML5.

  1. Instalar o Video Speed Controller no Chrome
  2. Abrir o Netflix e começar a ver o que se deseja
  3. Carregar na tecla D para acelerar o vídeo (S para desacelerar, e R para repor a velocidade normal)

No caso de não estar a funcionar poderá dar-se o caso de ainda estarem a usar o leitor em Flash. Se assim for poderão ir a chrome://plugins/ e desactivar temporariamente o Flash Player - para forçar a utilização do vídeo em HTML5.

Boas maratonas! :)

7 comentários:

  1. naaa... not a fan. Sou muito adepto do ver o filme/serie conforme foi feito para ser visto. Este tipo de coisas só mostra que nos incutiram a febre da "produtividade", mais em menos tempo... não somos robôs mentalizem-se disso para que não sejamos educados a isso por quem mais lucra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes ver por outra perspectiva... de que não se aceita ver programas que usam "enchimento" para chegar aos 40 minutos (alguns deles até podendo usar 10% de lentidão para o fazer.)

      Outro caso comum, que tal aqueles documentários que de 15 em 15 minutos fazem o intervalo, onde antes dele gastam 2 minutos sobre o que virá a seguir, e depois dele gastam 2 minutos a relembrar o que já mostraram? Não me parece são descabido querer recuperar esse tempo... :)

      Eliminar
  2. Aumentar 10% é práticamente imperceptível na maior parte das situações e faz poupar algum tempo. É bom para certos casos como ver um fil de duas horas numa viagem de comboio, aumenta-se a velocidade e corta-se 12 minutos ao tempo do filme e pode ser que se acabe de terminar a viagem.

    Mais do que isso já não gosto.

    ResponderEliminar
  3. Também fiz uma pequena extensão para mim, com o mesmo propósito: https://github.com/ricardobcl/HTML5-Speedy-Video-Extension

    Tem é que se instalar à mão, embora seja um processo muito simples.
    Não está perfeita, mas é uma extensão pequena e customizável para quem quiser.

    ResponderEliminar
  4. Agora faço a pergunta se fossem ao cinema e o filme estava acelerado 10% de forma a que render mais o espaço o que iriam dizer? ei ganhei 10 minutos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fores do tempo do cinema em película poderás gostar de saber que era prática corrente quando o projeccionista estava com pressa para ir dormir nas últimas sessões, por exemplo... E às vezes não era só 10%... (e a maioria dos espectadores nem reparava.)

      Eliminar
  5. Tem como acelerar vídeos no app da Netflix no celular?

    ResponderEliminar