2016/10/09

Comunidades no Google+ passam a ter ordenação por relevância

Depois de muitas outras redes sociais e serviços, também as comunidades no Google+ passam a adoptar uma ordenação por relevância em vez de usarem unicamente a ordenação cronológica.

O Facebook e Twitter há muito que abandonaram a apresentação dos elementos por ordem cronológica, optando por aplicar diferentes regras com os quais esperam apresentar conteúdos mais relevantes para cada utilizador. Na verdade até o Google+ o faz há algum tempo, mas agora a Google vai aplicar a mesma fórmula às comunidades do Google+.

É uma medida que não deverá incomodar a maioria dos utilizadores e que poderá ajudar a minimizar a visibilidade do spam; sendo que nos restantes casos continuará a existir a opção de regressar à ordenação cronológica, se assim o entenderem.

O mais estranho é que este tipo de funcionalidades deixa-nos cada vez mais intrigados sobre os planos que a Google terá para o Google+. Pois depois da forte aposta em que praticamente todos foram obrigados a usar o Google+ à força, temos assistido a um total desinteresse e desintegração do serviço. Pelo que... se o objectivo é deixá-lo morrer, que sentido faz estar a adicionar novas funcionalidades? E se o querem melhorar para tornar mais atractivo para comunidades, então porque não começar com ferramentas mais adequadas, como permitir a aprovação de membros com direitos mais limitados (sujeitos a moderação, por exemplo) para avaliar o seu comportamento antes de lhes dar acesso à publicação de coisas na comunidade?

Entre isto e o novo interface que nos pede para usarmos o interface antigo caso se queira ter acesso aos eventos... é da maneira que se vai dando cada vez menos uso ao Google+.  :P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)