2016/10/04

Drobo 5C adiciona 5 discos a qualquer PC via USB Type-C


Embora grande parte das pessoas transite para os NAS quando a necessidade de armazenamento digital começa a aumentar; quem necessitar apenas de aumentar a capacidade e redundância de espaço para um único computador poderá continuar a sentir-se atraído pelos Drobo - e o novo Drobo 5C torna-se ainda mais apetecível.

O Drobo 5C permite-nos adicionar até 5 discos a qualquer computador via USB Type-C e com velocidades de até 250MB/s (dependendo dos discos utilizados). No caso de usarem 5 discos de 8TB, ficam com uma capacidade efectiva de 29TB para dados que ficarão automaticamente protegidos contra falhas nos discos - ou 21TB no caso de quererem ainda maior segurança.



A grande vantagem (ou desvantagem, dependendo da perspectiva) dos Drobo é o seu sistema "BeyondRAID" que liberta o utilizador das complicações dos sistemas RAID e gestão de volumes e processo de upgrade de discos. Em vez de se definir um volume com espaço fixo, num Drobo podemos ter capacidade dinâmica que vai acompanhando a necessidade dos utilizadores. Por exemplo, podemos começar por usar apenas 2 discos de 1TB, mas daqui por uns meses acrescentar mais um disco de 4TB, e daqui por um ano, depois de já ter as baías cheias, trocar os discos de 1TB por outros de maior capacidade, para adicionar ainda mais espaço - e tudo isto sem as complicações que acompanhariam este processo na maioria dos outros NAS.

A desvantagem é que, tratando-se de um sistema proprietário, no caso de terem um problema num Drobo, precisarão de recorrer a outro Drobo para continuarem a ter acesso aos dados que estavam nos discos - algo que muitos utilizadores não apreciam (para além do preço dos Drobos).

Para gastar centenas de euros, parece-me que seria mais eficiente optar pelo Drobo N e ficar com o armazenamento disponível para toda a rede em vez de ficar preso a um só computador - mas se por qualquer motivo preferirem assim e derem grande valor à simplicidade no processo de acrescentar/trocar discos, o Drobo 5C não deixará de estar à altura das necessidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)