2016/10/04

Ganha livros Scratch e Kodu da FCA


Pondo em prático o "é de pequenino que se torce o pepino", esta semana teremos para oferecer exemplares do livro "Scratch e Kodu – Iniciação à Programação no Ensino Básico" da FCA, destinado aos mais novos.

A FCA, editora do Grupo LIDEL, apresenta o livro “Scratch e Kodu – Iniciação à Programação no Ensino Básico”, da autoria dos especialistas na área da programação e educação, Carla Jesus, José Braga de Vasconcelos e Rui Lima. Um ano após o lançamento do projeto-piloto da Direção Geral de Educação que introduziu as Ciências da Computação e a Programação de Computadores nas escolas portuguesas do Ensino Básico, um desafio persistia: a formação dos Professores, Pais e Educadores nestas matérias de tão fácil absorção por parte das crianças. Com vista a colmatar esta lacuna, a FCA desenvolveu o primeiro livro baseado nas linhas orientadoras deste projeto, dedicado a trabalhar com crianças que, com mais de sete anos, começam a desenvolver atividades de iniciação à programação.

Organizado em duas partes e englobando conteúdos programáticos das principais áreas disciplinares do 3.º e 4.º ano - Matemática, Português e Estudo do Meio -, o novo livro da FCA utiliza duas conhecidas ferramentas de programação linguística e visual, o Scratch e o Kodu, para introduzir de forma divertida e intuitiva a algoritmia e a programação na educação dos pais pequenos.

O livro “Scratch e Kodu – Iniciação à Programação no Ensino Básico” permite, assim, através de um interessante conjunto de 19 atividades práticas passo a passo e construção de jogos, uma eficaz articulação com as restantes áreas curriculares e nucleares do Ensino Básico.


Já sabem como tudo se processa, durante os próximos dias iremos fazer várias perguntas, sendo os exemplares disponíveis atribuídos aleatoriamente entre todos os que responderem correctamente a cada pergunta. Ou seja, bastará uma resposta certa para ficarem habilitados a um livro, mas quantas mais respostas derem mais probabilidades terão de ganhar um dos livros que temos para oferecer.

Esta oferta está disponível para todos os que tenham morada em território nacional (Portugal)* e não se esqueçam de espreitar os livros da FCA sempre que precisarem de alguma ajuda para se iniciarem, ou aprofundarem, os vossos conhecimentos sobre qualquer matéria tecnológica. Embora seja verdade que muita coisa se encontra na Internet, há coisas para a qual não há substituto de um bom livro em papel que podemos folhear, marcar as folhas, ou até rabiscar nas suas páginas (e que nunca fica sem bateria! :)

A pergunta será actualizada ao longo da semana no formulário que se segue; pelo que se não querem perder nenhuma o mais simples será criarem um aviso recorrente na vossa agenda/calendário para cá regressarem nos próximos dias. De qualquer forma, também eu vos irei recordando diariamente para cá voltarem. :)

(Não se esqueçam de fazer um like, +1, retweet, e partilharem com os vossos amigos, para mostrarem à FCA que apreciam esta iniciativa.)

Passatempo encerrado: Este mês os vencedores foram:

  • Pedro Silva
  • Luis Rendeiro
  • Paulo Pita


Fica atento aos próximos passatempos.

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em território nacional (Portugal).
* - no caso de se tratar de um ebook, está aberto a participantes de todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)