2016/10/10

Google encerra Panoramio a 4 de Novembro


A Google já nos habituou a encerrar serviços que acha que já não fazem sentido, e agora chega a vez do Panoramio se juntar a esse grupo.

Em tempos um dos locais principais para se colocar (e ver) fotos geolocalizadas, o Panoramio vai ser encerrado pela Google a 4 de Novembro. Embora durante anos as fotos do Panoramio tenham sido utilizadas para enriquecer o Google Maps e Google Earth, agora a Google parece achar que já não precisa de tal ajuda, uma vez que o Google Maps já permite o upload directo de fotos, e temos também a aposta no Local Guides como forma dos utilizadores mais activos contribuírem com fotos e demais informações sobre todo o tipo de locais.

Para quem tiver fotos no Panoramio, a recomendação da Google é associar a sua conta à conta Google+, o que permitirá fazer a transferência automática das fotos com a qualidade total para o Google Album Archive e que continuem a estar visíveis no Google Maps (aquelas que a Google considerar de interesse). Outra opção é fazer o download das mesmas usando o Takeout da Google.

Se tiverem contribuído com "gigabytes" de fotos, importará referir que mesmo com a opção de transferências das fotos para o Google Album Archive, o espaço ocupado por estas fotos não irá contar para o espaço da vossa conta Google. E que mesmo com o serviço a deixar de estar operacional a 4 de Novembro, a opção para transferirem ou exportarem as fotos irá estar disponível até Novembro de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]