2016/10/12

Homem desespera 11h para ferver água na sua nova chaleira com WiFi


A promessa das casas inteligentes e da Internet of Things nos simplificarem a vida nem sempre corre como se esperaria, e a demonstrá-lo temos o relato de como algo tão simples como ferver água se tornou numa aventura que demorou 11h a resolver.

Hoje em dia os fabricantes vão-nos tentando com cada vez mais dispositivos ditos "inteligentes", e terá sido isso que convenceu Mark Rittman a investir numa chaleira com WiFi, que poderia ser controlada remotamente. Mal sabia ele que o processo de (tentar) fazer um chá se transformaria numa guerra que atraiu uma legião de espectadores na internet.

O problema começou logo pela manhã, quando descobriu que a sua chaleira "hi-tech" não se ligava à rede WiFi, ou que a base WiFi não estava a conseguir comunica com a chaleira. Um processo que o obrigou a entrar em modo de debug e ir averiguando o que se estava a passar, e quando finalmente começava a ter uma ideia do que se passava, a base fez um reset e pediu uma recalibração, deixando-o novamente sem acesso à mesma. As horas foram-se passando... e finalmente ele lá conseguiu ultrapassar os problemas - mas lamentando a falta de integração oficial com IFTTT/HomeKit, que teve que implementar por vias alternativas.

Depois de um dia de trabalho, Mark conseguiu finalmente fazer um pedido por voz e ver a sua chaleira WiFi começar a aquecer a água... caricatamente numa altura em que também o seu sistema Philips Hue estava a fazer uma actualização, deixando-o sem controlo sobre as lâmpadas.

A Internet of Things tem enormes potencialidades, mas casos como estes relembram-nos que é preciso garantir que as coisas sejam bem feitas, ou arriscamos-nos a entrar num verdadeiro "nightmare of things"!

1 comentário:

  1. Ridículo! https://www.amazon.co.uk/iKettle-2-0-Wi-Fi-Electric-Kettle/dp/B00BHXAWX4

    ResponderEliminar