2016/10/20
Missão ExoMars chega a Marte mas módulo de descida "desapareceu" durante a aterragem
As missões Europeias a Marte parecem continuar com azar, e mais uma vez se parece estar perante um módulo de descida que se despenhou na superfície marciana.
A missão ExoMars 2016 não poderá ser considerada um falhanço, pois a sonda que irá permanecer em órbita de Marte conseguiu fazer a manobra tal como estava planeada e permitirá recolher mais informações sobre o planeta vermelho; mas o aspecto mais cativante da missão - o módulo de descida Schiaparelli - parece não ter conseguido aterrar da forma programada, tendo perdido as comunicações durante a manobra de descida (o que muito provavelmente é indicador de que se terá despenhado).
A situação não é grave, pois este módulo desde o início que foi pensado como um "extra" para aproveitar a missão principal (de colocar a sonda na órbita marciana), tendo como principal propósito validar a fiabilidade do processo de aterragem no solo... coisa que infelizmente não ficará validada e poderá afectar as decisões para as futuras missões; embora por agora o mais importante seja tentar perceber o que se terá passado.
Deu-se também o caso curioso de que esta poderia muito bem vir a ser a primeira chegada a Marte com direito a filmagens a partir do solo, pois a Opportunity apontou as suas câmaras para o céu na tentativa de apanhar a descida do módulo. Numa das imagens obtidas até se pensava que o mesmo tinha sido apanhado, mas afinal era apenas uns pixeis brilhantes por acção dos raios cósmicos.
A ESA deverá fazer em breve um novo ponto da situação... e veremos que novidades têm para nos dizer quanto ao que terá acontecido ao Schiaparelli. Mas enquanto isso há quem avance com algumas teorias quando à causa do acidente.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)