2016/10/27

Wi-Fi Alliance certifica finalmente o WiGig


Há anos que ouvimos falar das promessas do WiGig, mas parece que finalmente vamos começar a ver os benefícios do 802.11ad em breve, e das suas velocidades multi-gigabit.

O consórcio Wi-Fi Alliance lançou finalmente um programa de certificação para o WiGig (202.11ad) que virá suceder ao actual 802.11ac e levar as comunicações wireless para uma nova era. Enquanto nesta momento a maioria dos utilizadores se depara com redes WiFi super-congestionadas nos 2.4GHz e vai considerando escapar para as redes dual-band nos 5GHz, o WiGig dá logo um salto de gigante para os 60GHz com a promessa de velocidades de até 8Gbps.

Sim, estamos a falar de um sistema wireless que será capaz de transferir 1 Gigabyte por segundo, o que abre todo um novo panorama de possibilidades que até ao momento não se consideravam. Coisas como o streaming de conteúdos 4K (ou mais), ou fazer backups de gigabytes, passam a poder ser feitos sem que nos tenhamos que preocupar com cabos.

Mas, não esquecer que esta tecnologia tem as suas limitações... pois na gama dos 60GHz os sinais de rádio não atravessam paredes, o que faz com que o 802.11ad vá funcionar em complemento dos canais actuais, e disponibilizando estas velocidades apenas quando estamos na proximidade dos dispositivos em questão (por exemplo, na mesma sala).

Tal como em todas as transições/evoluções do WiFi, é coisa que não acontecerá de um dia para o outro, mas irá ocorrendo de forma gradual (em parte também à medida que os preços destes equipamentos 802.11ad forem baixando!)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)