2016/11/07

Adobe VoCo é um "Photoshop" para o som que nos deixa alterar o que alguém disse


Tal como o Photoshop nos veio mostrar que não se pode acreditar em tudo o que se vê, em breve teremos mais mais ferramenta da Adobe que nos relembrará que não se pode acreditar em tudo o que se ouve.

O VoCo é uma tecnologia de edição de som que inclui algumas capacidades assustadoras, facilitando o processo de ser adulterar completamente aquilo que alguém tiver dito. Com o VoCo, o utilizador tem acesso à transcrição para texto do clip áudio capturado, tornando o processo de edição do som em algo tão básico como a edição de texto.

A parte mais interessante (e assustadora) é que não nos limitamos a poder trocar a ordem das palavras ou eliminá-las, mas também podemos escrever palavras completamente novas, e o sistema é capaz de ir buscar os vocábulos necessários para dizer a palavra com a voz da pessoa gravado.

No fundo não é nada que já não fosse possível usando ferramentas especializadas ou com muito trabalho, mas que agora passará a poder ser feito de forma muito mais facilitada e por qualquer pessoa sem necessidade de conhecimentos especiais. Por agora  a Adobe ainda não disse quando é que esta tecnologia estará disponível para o público (neste momento ainda precisa de cerca de 20 minutos de voz gravada para conseguir reconstruir palavras), mas é uma questão de tempo até que algo assim chegue até nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)